Começar um negócio do zero pode parecer complicado, mas com as estratégias certas o caminho fica bem mais fácil e promissor.
Afinal, do levantamento de custos à escolha do regime tributário, cada detalhe pode fazer a diferença no sucesso de uma empresa que vai nascer. E quando você conhece a trilha a seguir, essas decisões são simples e até inspiradoras.
Então, para te ajudar com essa missão, preparamos este guia completo com o passo a passo para começar seu negócio do zero. Vamos nessa?
Antes de iniciar seu negócio, você precisa saber quais serão seus custos, deveres e oportunidades. Confira com detalhes o que tudo isso significa, abaixo.
E como você pode imaginar, a lista de despesas vai depender do porte, do ramo e do modelo do seu empreendimento.
Para negócios físicos, entram custos como aluguel do espaço, estrutura, estoque, energia elétrica e segurança, por exemplo.
Para e-commerce, as principais despesas são relacionadas ao depósito.
Na prestação de serviços, custos com equipamentos necessários para o trabalho tendem a ser os principais.
Ainda, há custos com documentação. Para empresas que não se enquadram na categoria MEI, há taxas de abertura a considerar.
Depois de somar os custos, é importante rever algumas das obrigações da empresa que você pretende abrir.
Elas estarão relacionadas às características jurídicas e tributárias do negócio. Acompanhe.
Outro dever do empreendedor antes de abrir uma empresa é escolher o regime tributário do qual a sua empresa fará parte.
Aqui, vale a pena consultar um contador para selecionar a melhor opção de acordo com a atividade, caso não se enquadre no MEI.
SIMEI: é o regime tributário simplificado do MEI, trata-se de um valor fixo por mês.
Simples Nacional: a alíquota varia de acordo com a atividade e a faixa de faturamento, mas o recolhimento é simplificado – ocorre uma vez por mês, também.
Lucro Presumido e Lucro Real: aqui, as alíquotas também variam e o recolhimento dos impostos é separado por tributo.
Ainda, é importante detectar as oportunidades que sua futura empresa pode e deve aproveitar. Nesse sentido, vale a pena fazer pesquisas de mercado e conhecer o cliente.
Antes de começar a sua empresa vale muito a pena conhecer o consumidor: suas preferências, seus hábitos e as tendências de compras.
Isso significa observar a concorrência, a evolução do seu produto ou serviço, as melhores plataformas para vender e a localização ou plataforma ideal para seu tipo de comércio.
Sim, é possível começar um negócio do zero. Basicamente, o primeiro passo é ter uma ideia do que vender ou de qual serviço prestar. A partir disso, avaliar custos, criar metas e tomar as providências necessárias para abrir a empresa.
Para abrir um negócio do zero, é preciso ter uma ideia do ramo de atuação e um planejamento baseado neste cenário. Veja o desdobramento dele, a seguir.
Defina se você vai ser um prestador de serviço, se vai revender ou se vai fabricar.
Crie o plano de negócios especificando suas metas, custos e localização ou plataforma de venda.
Escolha o tamanho da empresa, a natureza jurídica e o regime tributário.
Formalize a empresa solicitando o alvará de funcionamento e depois dando entrada no CNPJ.
Adquira os equipamentos necessários para começar a operar.
Invista em marketing para divulgar seu negócio.