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Quem Somos

Para criação do texto institucional, também conhecido como “Quem Somos” (que contém a Missão, Visão e Valores do seu negócio), é necessário que se responda algumas questões sobre a empresa, de forma que tanto os funcionários quanto os clientes tenham conhecimento sobre os objetivos do negócio no mercado e no mundo.

Esse texto é indispensável não só para o site mas também para toda a cultura da empresa, contando sua história, suas conquistas e sua MVV (missão, visão e valores). Resumindo, o texto “Quem Somos” é uma apresentação de sua empresa e por isso precisa ser muito bem elaborado e completo.

Leia o artigo principal: Missão, Visão e Valores: qual a importância desse texto para seu negócio?

Leia também o nosso texto institucional: Macro Agency — Quem Somos

Composição

História

Nesta parte, você contará sobre a criação e progresso da empresa, até os dias atuais.

Ex: fundada em 1900, estamos no mercado de [segmento] há XX anos…

Diferenciais

O que sua empresa oferece de diferencial. Ex: no atendimento, nos produtos e serviços, na entrega, no pagamento.

Seja breve, claro e sucinto quanto às características que diferenciam seu negócio dos concorrentes.

Missão

Responde às perguntas mais fundamentais de todas:

  • Porque sua empresa existe?
  • Qual seu propósito maior?
  • O que sua empresa faz?
  • Para quem ela faz? A quem ela se destina?

Exemplo: Missão do Google: Organizar a informação mundial para torná-la universalmente acessível e útil.

A missão precisa ser original e representar a personalidade da sua marca, fazer sentido a longo prazo e ser memorável.

Quanto mais simples e objetiva, melhor.

Visão

É importante estabelecer a perspectiva de longo prazo. Inspira o que se almeja para o futuro da empresa.

É uma das partes mais importantes, pois o objetivo principal é criar uma ideia de futuro do seu negócio — mesmo objetivo desta mentoria.

Exemplo: Visão da Nike: Ajudar a empresa Nike e nossos consumidores a prosperarem em uma economia sustentável onde pessoas, lucros e planetas estão em equilíbrio.

Outro exemplo: Visão da Unilever: Nossa visão é aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo.

Uma visão que faça sentido precisa visualizar a situação da empresa em 5 anos, ser escrita no futuro, mostrar a direção a ser seguida, ser ambiciosa e ousada e mostrar qual o impacto que essa direção irá causar no mundo.

Valores

Missão e visão são as rotas de execução do planejamento estratégico do seu negócio.

  • Os valores guiam sua conduta nesse processo.
  • Devem refletir princípios éticos e morais, unindo o plano pessoal ao plano empresarial.
  • São princípios inegociáveis que ditam comportamentos e atitudes no funcionamento de toda a estrutura organizacional.

Se você acordasse amanhã e o dinheiro não fosse mais uma necessidade pro resto da sua vida, como você se manteria firme a esses valores?

Eles ainda fariam sentido pra você ou pro seu negócio? Esses valores serão válidos para daqui há 100 anos?

Mesmo que em algum momento eles se tornem uma desvantagem competitiva ou que você iniciasse outra empresa em outro segmento, você construiria essa nova empresa baseada nesses valores?

Lista de Valores de Exemplo

  • Responsabilidade
  • Equilíbrio
  • Compromisso
  • Comunidade
  • Diversidade
  • Empoderamento
  • Inovação
  • Integridade
  • Propriedade
  • Segurança
  • Integridade
  • Humildade
  • Honestidade
  • Respeito
  • Confiança
  • Empatia
  • Foco
  • Comprometimento
  • Paixão pelo trabalho

Frases

Frases faladas por famosos ou por diretores da empresa, que sintetizam a consciência e forma de trabalhar.

As frases sintetizam uma grande filosofia e pensamento. Uma frase de impacto (própria ou de terceiros) pode enfatizar tudo o que se deseja transmitir e fundamenta as bases da filosofia da própria marca.

Exemplo: “A união faz a força” — Esopo

Bandeiras (Causas que apoia)

Defender conceitos e “bandeiras” (ou temas) é muito importante para a construção de uma marca sólida.

Por exemplo, apoiar causas humanitárias e projetos sociais ajuda a melhorar a reputação da sua marca perante os clientes, parceiros e até a concorrência.

Exemplos: Apoia a diminuição de lixo, apoia ações para a manutenção do meio ambiente, causas sociais e projetos beneficentes, etc.

A Macro Agency apóia essas causas:

  • Responsa Social
  • Responsa Fiscal
  • Legalidade
  • Sustentabilidade

Leia mais no nosso texto institucional.

Filosofias

Quais são as referências da empresa?

Filosofias de trabalho e pensamentos que refletem a mentalidade dos fundadores, da diretoria e também do coletivo.

Esse conteúdo pode integrar as demais passagens do texto institucional, como a seção “Missão”.

Perguntas

Montamos uma sequência de perguntas que, quando respondidas, o ajudarão a formular todos os demais detalhes do seu texto institucional:

  1. Como surgiu a empresa? Quando? Por qual motivação?
  2. Porque eu deveria adquirir seu produto/serviço?
  3. O que difere sua empresa das concorrentes?
  4. Qual a missão da empresa (objetivo para o presente)?
  5. Qual é a visão da empresa (onde quero chegar)?
  6. Quais são os valores (comprometimento, qualidade)?

Dicas

Imprima, preencha ou escreva manualmente.

Você pode, também, deixá-lo exposto para que seus funcionários e clientes vejam e sempre se lembrem a finalidade da empresa.

Peça para mais pessoas avaliarem de forma imparcial o seu texto, para que elas possam participar e fixar melhor todos os aspectos discutidos.

Você pode contratar o Marketing de Conteúdo na Macro Agency para desenvolver seu texto de forma profissional.

Esperamos que esse conteúdo tenha o ajudado. Conte-nos nos comentários se ajudou, como podemos orientar melhor sobre a escrita e também nos mostre a sua apresentação (coloque o link do seu site).





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