noticias361 Seja bem vindo ao nosso site Foco na Notícia Br!

Acre Rio Branco AC

A SERE Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger

A SERE Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger

Publicada em 26/07/23 às 10:46h - 60 visualizações

Foco na Notícia Br


Compartilhe
Compartilhar a noticia A SERE   Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger  Compartilhar a noticia A SERE   Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger  Compartilhar a noticia A SERE   Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger

Link da Notícia:

A SERE   Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger
A SERE Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores; veja como se proteger  (Foto: Foco na Notícia Br)
Ao g1, Mateus Zafanella disse que viveu “dias de angústia e medo” porque, além de ter a imagem pública danificada, os criminosos procuraram a família dele para tentar uma extorsão e negociar a devolução da conta.Uma das reclamações frequentes das vítimas é a dificuldade de entrar em contato com o Instagram para comunicar o golpe e reaver seus perfis. A conta do dentista, por exemplo, só foi restabelecida apenas na manhã de 24 de janeiro, após a publicação de uma reportagem do g1.

Outras técnicas de invasão

Outra técnica utilizada comumente envolve páginas falsas que simulam a tela de login do Instagram.

"Em geral, há um pedido para acessar algo e ganhar alguma coisa. Pode ser um site para você ganhar mais seguidores. A pessoa clica no link, tenta autenticar no Instagram e acaba fornecendo o usuário e senha dela", explicou Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética na Axur.

Um problema recorrente das invasões envolve senhas fracas e repetidas que as pessoas costumam usar.

"A pessoa usa uma senha no Instagram e essa mesma senha ela repetiu e usou em outro site qualquer. Um criminoso invade esse site e captura a base de dados com logins e senhas. Aí, coincidentemente, aquela senha é a mesma que a pessoa usa no Instagram e o perfil é invadido", contou Assolini.

Por isso, é importante não repetir as senhas – um gerenciador de senhas é uma boa pedida para não ter que lembrar de todos os logins.

O que diz o Instagram

Em nota, a rede social disse que "trabalha de forma contínua na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, como a autenticação de dois fatores e Solicitação de Login, em campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma".

A plataforma também enviou instruções para proteger as contas:

  • Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
  • Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta.
  • Ative a autenticação de dois fatores: Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
  • Ative a Solicitação de login: Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados. Sempre que desejar, também é possível ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram. Para isso, basta acessar "Configurações", "Segurança" e "Atividade de login".
  • Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.
  • A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
  • Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.
  • Jamais informe sua senha a terceiros.Lembramos ainda que qualquer pessoa que tiver acesso ao e-mail e/ou telefone cadastrado em uma conta do Instagram poderá ter acesso a ela. Assim, é importante se certificar que a conta de email vinculada ao Instagram esteja segura e que a autenticação de dois fatores do Instagram esteja ativada a opção mais segura contra clonagem de chip de celular é a autenticação de dois fatores por aplicativo de terceiros (como o Duo Mobile ou o Google Authenticator). Com a autenticação por aplicativo ativa, é necessário inserir um código de segurança gerado pelo aplicativo sempre que tentar fazer login a partir de dispositivo ou navegador da web não reconhecidos.

    Caso o usuário perca acesso ao telefone cadastrado em sua conta de Instagram, será necessário abrir uma solicitação de suporte junto à Central de Ajuda do Instagram.

    Recomendamos também que as pessoas desconfiem de publicações de perfis do Instagram que anunciam a venda de itens, como celulares e produtos eletrônicos, além de rifas e vaquinhas para causas sociais. Sugerimos entrar em contato diretamente com o dono do perfil para checar a veracidade da publicação antes de realizar uma transferência bancária.

    O processo de recuperação de conta pode levar algum tempo, uma vez que é preciso garantir que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos para devolver a conta ao seu legítimo dono. Vale destacar que a recuperação de conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Segue o passo a passo, abaixo:

    1. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção "reverter essa alteração" na mensagem do email. Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
    2. Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
    3. Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em "Precisa de mais ajuda?").
    4. Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62995108558

Visitas: 114512
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2025 - Foco na Notícia Br - ANUNCIE NO MAIOR SITE DE NOTICIA DO BRASIL (74)981188134 (62)995108558
Converse conosco pelo Whatsapp!