Das quase 18 mil denúncias recebidas pelo programa Linha Verde no ano passado, cerca de 11 mil são de maus-tratos contra animais. Só na cidade do Rio de Janeiro foram 6.215 denúncias.
Esta semana, moradores de uma rua da Pavuna denunciaram o abandono de três cachorros da raça pitbull há pelo menos dois meses. Vizinhos disseram, na manhã desta quinta (11), que têm colocado comida e água para os animais, na tentativa de mantê-los vivos.
Nas imagens, é possível ver os animais em um espaço pequeno, muito sujo e com a comida apenas que os moradores jogam por cima do muro.
Grande parte das denúncias sobre maus-tratos contra animais na cidade são provenientes da Zona Oeste:
Além da cidade do Rio, outros municípios com maiores números sobre maus-tratos contra animais são:
Para fazer denúncias para o Linha Verde basta ligar para 0300 253 1177 ou (21) 2253 1177.
Segundo os relatos anônimos feitos ao programa, cães, gatos e cavalos são os animais mais denunciados como vítimas de maus-tratos.
Sobre os cachorros, as denúncias em sua maioria, relatam diversos tipos de crueldades, como falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos e acorrentados e até outras crueldades.
Quando os gatos são citados, as informações mais comuns são sobre falta de higiene nas residências, má alimentação, pessoas que se utilizam de espingardas ou chumbinho para envenenamento, além de donos que dão “pauladas” nos animais.
Sobre cavalos, a maior parte das denúncias relata que ficam expostos ao tempo, carregam peso, entre outros. Há ainda relatos envolvendo galos que são postos em "rinhas de galo".
Dessas quase 11 mil denúncias de maus tratos contra animais, 1.209 falam sobre abandono de animais domésticos, sendo que 1.068 somente de cães.