Outra estratégia fundamental para o seu negócio começar com o pé direito é organizar todos os detalhes da empresa – inclusive as conclusões que você tirou com o levantamento dos itens acima.
Essa organização acontece no plano de negócios, que inclui todos os detalhes e especificações do seu empreendimento e permite uma trajetória mais consistente.
10 - Investir em marketing
Por fim, para começar o negócio do zero, é preciso investir no seu marketing. A divulgação pode ser digital, fora dos ambientes virtuais e até mesmo dentro da própria empresa - com uma decoração que chame atenção de quem passa na rua ou brindes para os consumidores.
A dica é criar peças que conversem com as necessidades e valores do seu público alvo, informem sobre o que você vende e instiguem os clientes a comprar.
Passo a passo: como começar um negócio do zero
Para começar um negócio do zero, existem algumas etapas a percorrer. Para te ajudar, preparamos este passo a passo. Veja!
Decida seu produto ou serviço.
Pesquise as necessidades, hábitos e tendências do seu público alvo.
-
Avalie o melhor modelo de negócio – se online, físico ou ambos.
-
Estude a estrutura para sediar o seu negócio – se pode ser na sua casa ou se é necessária uma instalação específica.
-
Avalie o endereço, principalmente para estabelecimentos físicos.
-
Faça o levantamento dos custos necessários para abrir a empresa e mantê-la por um tempo.
-
Decida o porte da empresa, a natureza jurídica e o regime tributário.
-
Coloque todos os dados de pesquisa, necessidades e metas da sua empresa em um plano de negócios.
-
Faça a formalização da empresa.
-
A partir daqui, o caminho muda para empresas que são MEI e para empresas que se enquadram em outras modalidades. Vejamos cada um, a seguir.
Caminho do MEI
-
Faça o cadastro dos seus dados pessoais e atividades exercidas no Portal do Empreendedor.
-
A emissão do seu Certificado de Microempreendedor Individual, onde consta seu CNPJ, sai na hora. Basta salvar em seu computador e imprimir.
Caminho da ME, EPP e de outros portes, naturezas e regimes
-
De entrada no procedimento de pedido de viabilidade na prefeitura da sua cidade, para avaliar se o endereço onde você deseja abrir a empresa permite que a atividade seja executada ali.
-
Com a viabilidade ok, faça as demais avaliações e licenças necessárias para seu negócio.
-
Depois de viabilidade aprovada e licenças emitidas, faça o pedido de alvará de funcionamento na prefeitura da cidade.
Importante
Algumas cidades permitem que o alvará seja emitido depois que a empresa já tem o CNPJ, contrato social e outros documentos. No entanto, o alvará está diretamente ligado ao endereço da empresa – endereço esse que fica descrito na documentação de identificação do negócio.
Assim, para evitar despesas com alteração do contrato social e do registro de pessoa jurídica, é interessante providenciar o primeiro alvará. Sabendo que o endereço onde você pretende abrir a empresa é adequado e aprovado pela prefeitura, seguir os próximos passos é mais seguro.
-
Monte o contrato social da empresa - pode ser necessário contar com o auxílio de um contador ou advogado para a elaboração e assinatura do documento.
-
Registre o documento na Junta Comercial.
-
Faça o pedido do CNPJ no site da Receita Federal, tendo em mãos a documentação da empresa até o momento e também a documentação pessoal dos sócios.
Qual o melhor negócio para começar com pouco dinheiro
O melhor negócio para começar com pouco dinheiro é aquele que não precisa de uma sede física muito cara, que não precisa de muito estoque comprado de uma só vez, que não exige maquinário elaborado e que não demanda de uma equipe muito ampla.
Assim, algumas opções de revenda pela internet e prestação de serviço cujo equipamento é de baixo custo são as opções mais recomendadas.
Para te inspirar, temos uma lista de ideias abaixo. Confira!
Você é um profissional liberal ou tem vontade de ser um trabalhador autônomo, mas neste momento não pode investir muito na abertura de uma empresa?
Temos algumas ideias interessantes para começar um negócio com pouco dinheiro. Confira!
-
Venda de comida caseira
-
Venda de salgados
-
Venda de marmitas
-
Venda de sobremesas
-
Revenda de cosméticos
-
Revenda de lingerie
-
Revenda de acessórios
-
Revenda de importados
-
Aulas particulares online
-
Consultoria financeira
-
Consultoria de marketing
-
Produção de conteúdo
-
Consultoria jurídica
-
Revisão de materiais jurídicos
-
Fotografias
-
Serviço de contabilidade
-
Treinamento físico em domicílio
-
Mentoria online
-
Terapia online
-
Serviço de motorista
-
Serviço de jardinagem
-
Serviço de estética
-
Serviço elétrico
-
Serviço de pet sitter
-
Serviço de acompanhante de idosos
Como evitar os erros básicos no empreendedorismo
Alguns erros básicos no empreendedorismo podem ser evitados facilmente. Separamos os principais, acompanhe.
Apesar da complexidade do sistema tributário intimidar quem tem o sonho de abrir a própria empresa, vale a pena empreender no Brasil sim.
Para entender como isso é realidade, basta olhar para os números nacionais.
Na prática, isso significa que muitas pessoas têm coragem de iniciar a jornada do empreendedorismo – o que além de contribuir com a renda familiar, incrementa a economia brasileira.
Além disso, o brasileiro costuma ser um consumidor ávido de diversos setores. Vejamos o ramo de alimentação, por exemplo.
E essa é só uma breve análise de um único setor. Ao percorrer pelas pesquisas de mercado de outros segmentos, é possível identificar movimentações milionárias e bilionárias. Isso significa que há espaço para empresas que seguem boas práticas de gestão e qualidade, concorda?