Antes do passo a passo, vamos falar sobre as estratégias que permitem começar um negócio do zero com sucesso. Confira e aproveite.
Um diferencial bem importante dos negócios que começam do zero e funcionam é a escolha acertada do produto ou do serviço oferecido.
E geralmente, por mais clichê que possa soar, essa decisão já está dentro de você.
Então, a primeira estratégia inteligente é refletir sobre como transformar em renda aquilo que você aprecia ou sabe fazer.
Por exemplo: imagine que você gosta muito de fazer churrasco e sabe preparar uma carne como ninguém. Talvez, abrir um food truck de espetinhos ou uma casa de assados seja o ramo ideal para o sucesso.
Aliás, pesquisas de mercado podem ser bastante complexas, mas é possível simplificar. Nesse caso, vale a pena analisar principalmente:
Hábitos, preferências e tendências do público alvo;
Plataforma ideal de venda: se online ou física;
No caso da física, a localização;
Concorrência.
Vamos continuar pensando no exemplo do especialista em assados?
Como vimos, é preciso compreender os hábitos do consumidor alvo.
Nesse cenário hipotético, imaginemos que o público alvo sejam as famílias que procuram por refeição no final de semana.
Os hábitos desse tipo de consumidor geralmente incluem compras em lojas físicas e por aplicativo de delivery.
Ainda, ocorrem com frequência em bairros residenciais e nos horários de almoço e jantar.
Portanto, o local precisaria comportar um bom balcão de retiradas de alimento, acessível a pé e com espaço para parar o carro.
Ainda, é importante compreender a concorrência – há muitos estabelecimentos iguais nos arredores? Como se destacar em relação a preço e qualidade?
Perceba que para a pesquisa de mercado, o empreendedor tem que fazer algumas perguntas-chave sobre a relação do seu público com o seu produto e a relação do seu negócio com todo o ecossistema que o cerca.
E as respostas dão um norte de quais caminhos seguir para começar o negócio.
Isso porque o aperfeiçoamento e a capacitação ajudam a descobrir oportunidades de diferencial para o negócio.
Além disso, permitem melhorar a qualidade daquilo que sua empresa vai vender.
Inclusive, existem muitas plataformas de conteúdo gratuitas com guias, artigos, tutoriais e aulas sobre gestão, experiência do cliente, vendas e até temas relacionados ao nicho específico do seu negócio.
Aqui, o porte da empresa entra como uma escolha estratégica porque ela está diretamente ligada à carga tributária.
Se o seu faturamento no começo não deve passar de R$81.000 anuais e a atividade escolhida está na lista de ocupações permitidas para MEI, essa pode ser uma opção interessante.
Isso porque o Microempreendedor Individual paga um imposto único por mês que não chega a R$100.
Agora, se o faturamento será maior que o montante autorizado para a modalidade, é importante considerar uma Microempresa.
Ainda, se você começa como MEI e percebe que logo vai ultrapassar o limite, é possível fazer a migração para ME.
Resumidamente, enquanto a natureza jurídica é relacionada à sociedade – se você vai trabalhar sozinho ou com sócios – o regime tributário tem a ver com o recolhimento de impostos.
Mas se você quer ter sócios ou pretende gerar mais receita, pode optar entre ser uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte e selecionar outros regimes tributários.
Assim, a natureza jurídica pode ser Sociedade Limitada ou Sociedade Anônima para empresas com sócios ou Sociedade Limitada Unipessoal para empresas com um único dono.
Para fazer a escolha certa é interessante avaliar o modelo do seu negócio, o tipo de produto ou serviço prestado e conversar com um contador.
O profissional direciona para regimes mais adequados à realidade da empresa, evitando o recolhimento indevido de imposto.
E vale ter em mente que essa etapa não existe para desencorajá-lo.
Ao contrário, é um momento crucial para o planejamento, viabilizando a abertura da empresa e sua condução de forma cautelosa e que proporcione saúde financeira.
Empréstimo bancário tem a vantagem de ser uma negociação com uma instituição financeira impessoal e profissional.
Investidores ou sócios podem ajudar a levantar o capital sem juros envolvidos, dependendo da negociação. Essa pode ser uma vantagem bem interessante, se você não tem problemas em ter que prestar contas da empresa para outra pessoa.
Se tem uma realidade comum a toda empresa é que, independentemente de quem seja o consumidor, ele sempre tem que pagar pelo produto ou serviço.
Para vendas online, é importante contar com sistemas fáceis para o consumidor e seguros para ambas as partes.
Nas vendas por delivery ou na loja física, vale a mesma regra: o cliente precisa de opções que vão além do dinheiro em espécie.